<p>A ministra da Saúde garantiu que, apesar da falta de acordo sobre questões salariais, existe "um bom diálogo social" entre Governo e sindicatos de enfermeiros, que estão hoje, sexta-feira, em greve por o ministério ter encerrado o processo negocial.</p>
Corpo do artigo
"Terminámos esta semana uma etapa difícil e complexa da negociação com os enfermeiros", afirmou a ministra Ana Jorge, no Parlamento, onde o PCP convocou para esta manhã um debate de urgência sobre política de saúde.
Ana Jorge sustentou que "o pior que poderia acontecer uma reunião sindical seria a ruptura entre as partes, e isso não aconteceu".
"Chegámos ao fim da etapa de negociação das questões essencialmente salariais sem acordo. Mas o clima de bom diálogo social ficou bem expresso, com o estabelecimento de um entendimento quanto a princípios que enquadram a próxima etapa negocial", disse a ministra da Saúde.
A greve dos enfermeiros, que começou às 00:00 de hoje, destina-se a protestar contra o facto de o Ministério da Saúde ter encerrado o processo negocial relativo a questões salariais.
"Em relação a esta matéria, não é mais possível retomar o processo negocial. Mas existem outras matérias que têm de ser negociadas, para as quais temos já o compromisso escrito do ministério da Saúde de que até ao dia 15 de julho nos será enviada uma proposta sobre a avaliação de desempenho e sobre a regulamentação da direcção de enfermagem", disse à Lusa a vice-coordenadora do sindicato dos enfermeiros, adiantando que no dia 28 de Julho haverá "a primeira reunião" com o Governo.
O primeiro turno da greve dos enfermeiros registou uma adesão na ordem dos 65 por cento, segundo o sindicato do sector.