O XIX Governo Constitucional, liderado pelo social-democrata Passos Coelho, toma posse, esta terça-feira, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, numa cerimónia com início às 12 horas. A primeira reunião do Conselho de Ministros está marcada para as 16 horas.
Corpo do artigo
A cerimónia da Sala dos Embaixadores deverá prolongar-se por uma hora, incluindo discursos do Presidente da República, Cavaco Silva, e do novo primeiro-ministro, 16 dias após as eleições legislativas ganhas pelo PSD (38,66%), que formou uma coligação governamental com o CDS-PP.
As várias altas entidades do Estado, os novos e os responsáveis governamentais cessantes, assim como os familiares dos primeiros vão começar a chegar ao Palácio da Ajuda, pelas 11 horas.
Depois da cerimónia de posse, inicia-se a longa série de cumprimentos com o Presidente da República, já acompanhado pelo novo líder do Executivo, a saudar os restantes membros do Governo, os outros titulares de cargos públicos e, em último lugar, os membros do Governo cessante.
Em seguida, já sem a presença de Cavaco Silva, as altas entidades apresentam cumprimentos aos membros do novo Executivo.
Este será o Governo mais reduzido dos 19 formados desde 1976, contando com 11 ministros, dos quais dois são ministros de Estado: Vítor Gaspar (Finanças) e Paulo Portas (Negócios Estrangeiros).
José Pedro Aguiar Branco (Defesa), Miguel Macedo (Administração Interna), Paula Teixeira da Cruz (Justiça), Miguel Relvas (ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares), Álvaro Santos Pereira (Economia e Emprego), Assunção Cristas (Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território), Paulo Macedo (Saúde), Nuno Crato (Educação e Ensino Superior) e Pedro Mota Soares (Solidariedade e Segurança Social) completam o elenco de ministros.
Carlos Moedas e Luís Marques Guedes, que também são empossados, desempenharão, respectivamente, as funções de secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro e da Presidência do Conselho de Ministros.
Pouco depois, pelas 16 horas, realiza-se a primeira reunião do Conselho de Ministros do novo Governo de coligação PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho. No final da reunião não estão previstas declarações.