Representantes de duas escolas de 1.º Ciclo, no concelho de Alcobaça, elaboraram projecto para freguesia pedir funcionária ao centro de emprego.
Corpo do artigo
AEB1 Acipreste do Agrupamento de escolas D. Pedro I, no concelho de Alcobaça, é uma escola com 16 alunos e uma única sala para os quatro anos do 1.º Ciclo. O facto de a lei não atribuir a esse estabelecimento, com menos de 48 alunos, uma auxiliar de acção educativa é para os pais um pesadelo - explicou ao JN Cristela Francisco, uma das encarregadas de educação. Organizados em "representação" (e não associação) uniram-se aos encarregados de educação do outro estabelecimento de 1.º Ciclo do agrupamento para resolverem o problema. Assumiram os encargos de uma auxiliar depois de elaborarem um projecto, "Segurança na Escola", para a Junta de Freguesia pedir no centro de emprego um "programa ocupacional" para uma auxiliar a tempo inteiro.
"Estamos à espera. Na semana passada, uma aluna caiu e teve de ir ao hospital. A professora não podia abandonar os outros 15. Por sorte, lá se conseguiu contactar a avó, caso contrário a criança teria de ir sozinha na ambulância".
"Se fôssemos associação podíamos pedir directamente ao centro de emprego o programa, mas a falta de estrutura nunca nos impediu de falar com todas as entidades", afirmou. Na outra escola, já está colocada uma auxiliar. O agrupamento pediu "um plano ocupacional ao centro de emprego". Autarquia, junta e agrupamento alegaram aos pais não ter verbas.
Este ano, a EB1 Acipreste recebeu alunos de outra escola. A câmara assegura o transporte, mas o táxi deixa os alunos na escola às 8.30 horas, que só abre às 9h. É nesse período e durante as Actividades de Enriquecimento Curricular que a preocupação aumenta.
Cristela Francisco também faz parte do Conselho Geral da EB2,3 Frei Estevão Martins, onde andam as suas outras duas filhas. Nesse caso, a associação de pais está a ultimar a adesão à Confap. Aí, a "batalha" é a aprovação do projecto educativo para os próximos três anos e a aplicação da nova lei da Educação Sexual.
