O Orçamento Retificativo do Orçamento do Estado para 2012 foi aprovado pelo Parlamento, em votação final global, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e a abstenção do PS.
Corpo do artigo
As bancadas do PCP, do BE e do Partido Ecologista Os Verdes e o deputado socialista eleito pela Madeira, Jacinto Serrão, votaram contra.
Por outro lado, todos os deputados da bancada do PSD e do CDS eleitos pelo círculo eleitoral da Madeira optaram pela abstenção: Guilherme Silva, Hugo Velosa, Cláudia Aguiar, Correia de Jesus (PSD) e José Manuel Rodrigues (CDS).
Após a votação, Jacinto Serrão, Guilherme Silva, Correia de Jesus e José Manuel Rodrigues anunciaram que apresentarão declarações de voto.
Também o líder da Juventude Social-democrata (JSD), Duarte Marques, anunciou que os deputados daquela estrutura apresentarão declarações de voto.
Duarte Marques tinha anunciado, antes da votação, que os sete deputados da JSD voatariam favoravelmente o Orçamento Retificativo para 2012 porque na quinta-feira obtiveram um compromisso do Governo sobre o apoio à habitação para jovens.
Em declarações à agência Lusa, Duarte Marques lembrou que a JSD tinha protestado "duramente pelo corte anunciado de sete milhões de euros no orçamento do Porta 65", programa através do qual o Estado atribui subvenções mensais a jovens arrendatários.
"É com agrado que anuncio aqui hoje que vamos votar favoravelmente o Orçamento Retificativo na sequência de um acordo feito com o Governo ontem [quinta-feira] mesmo, em que o Governo se compromete a, num curto espaço de tempo, apresentar um conjunto de instrumentos alternativos de apoio à habitação jovem", acrescentou o presidente da JSD.
O presidente da JSD afirmou que, "sem essas condições, não seria fácil à JSD votar favoravelmente este Orçamento" Retificativo.