A Assembleia da República vai receber 127,6 milhões de euros em 2013, mais 45,9 milhões do que o valor estimado para este ano, por causa das subvenções aos partidos no âmbito da campanha eleitoral das autárquicas.
Corpo do artigo
O orçamento do Parlamento no próximo ano crescerá assim 56,2%, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2013 entregue na Assembleia da Republica.
Este aumento da despesa da Assembleia da República explica-se com o objetivo de "assegurar os encargos com as subvenções estatais aos partidos políticos e à campanha eleitoral a realizar no próximo ano", lê-se no mesmo documento.
No capítulo dedicado aos órgãos de soberania, que integra os orçamentos dos Órgãos de Soberania e as transferências no âmbito das leis das Finanças Locais e Regionais, o documento refere que "a despesa total consolidada" estimada para 2013 é de 2.881,8 milhões de euros, "apresentando um aumento de 0,7% (mais 20,3 milhões de euros) face à estimativa de execução de 2012".
"O acréscimo fica a dever-se, essencialmente, ao aumento da dotação específica destinada à Assembleia da República", esclarece o texto.