O primeiro-ministro apresenta, sexta-feira às 20.00 horas, o "programa de médio prazo" que visa equilibrar os objetivos de consolidação orçamental com "uma atitude mais proativa" para o crescimento e emprego.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro vai fazer uma declaração ao país, sexta-feira às 20.00 horas, para apresentar as principais medidas do "programa de médio prazo", disse fonte do gabinete de Pedro Passos Coelho à agência Lusa.
Esta quinta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, já tinha revelado que o primeiro-ministro iria fazer o anúncio das medidas "ainda esta semana".
Ao início da tarde, no final de uma reunião com o presidente do Conselho Europeu, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, referiu ter informado Herman van Rompuy "dos desenvolvimentos mais recentes do programa de médio prazo que Portugal fechou hoje no seu Conselho de Ministros", reiterando que "ainda até ao final desta semana" apresentará esse "programa de médio prazo".
"[Esse programa] indica, de um modo geral, que Portugal seguirá um caminho que procura equilibrar os objetivos de consolidação orçamental - agora com uma sequência mais flexível de metas para a redução do défice, mas que precisa de consolidar de modo a ter uma política financeira saudável para o país - com uma atitude mais proativa, que agora estamos em condições de começar a fazer, relativamente ao crescimento e à criação de emprego", acrescentou o primeiro-ministro, numa declaração aos jornalistas, na residência oficial de São Bento, em Lisboa.
"Disto mesmo informarei, com mais detalhe, também o presidente do Conselho Europeu e os meus colegas europeus", completou.