O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse esta quinta-feira, em Bruxelas, que os seus homólogos do Partido Popular Europeu, com os quais esteve reunido antes do Conselho Europeu, sabem bem como o novo Governo português está empenhado em alcançar resultados.
Corpo do artigo
Passos Coelho falava à chegada à sede do Conselho, para participar na sua primeira cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, depois de durante a tarde ter participado numa reunião do PPE, família política que integra agora 17 dos 27 líderes europeus, entre os quais Nicolas Sarkozy e Angela Merkel, além do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
"Além das felicitações pelo resultado que alcançámos, uma palavra sempre de grande expectativa quanto ao trabalho que vamos ter que fazer", disse, quando questionado sobre que mensagem recebeu dos seus parceiros do PPE, onde surgiu pela primeira vez como chefe de Governo, e não líder da oposição, na sequência das eleições legislativas de 5 de Junho.
Passos afirmou que os seus homólogos "sabem que o programa [de ajustamento] que está desenhado é um desafio muito grande para a sociedade portuguesa, mas sabem também que pode ser uma grande oportunidade" de Portugal alcançar, de uma forma sustentável, um crescimento que não conheceu nos últimos anos.
"Nós em Portugal estamos a crescer cerca de meio por cento ao ano nos últimos 10 anos, e portanto a divergir do resto da Europa, e não podemos voltar a convergir como é nossa vontade sem que este programa tenha sucesso. Portanto eles sabem que o Governo português hoje está absolutamente comprometido com esse resultado", declarou.