
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, recebe, na sexta-feira, o presidente da China Three Gorges, empresa que ganhou o concurso para a compra de 21,35% do capital da EDP.
O encontro na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, deverá ocorrer ao final da manhã, não estando ainda decidida a hora.
O presidente da China Three Goreges (CTG), Cao Guangjing, assinará, na sexta-feira, o contrato para a compra de 21,35% do capital da EDP, no valor de quase 2,7 mil milhões de euros.
Fundada pelo governo chinês em 1993, para construir e gerir o maior complexo hidroeléctrico do mundo, a barragem das Três Gargantas, no rio Yangtze, a CTG é considerada uma das mais importantes empresas da China na área das energias renováveis e está envolvida em projectos hidroeléctricos em 26 países.
A entrada no capital da EDP, onde a CTG passará a ser a maior accionista, é a sua primeira aquisição na Europa.
A venda foi anunciada pelo governo português, na passada quinta-feira, depois de um concurso a que concorreram mais três empresas, a E-On, da Alemanha, e as brasileiras Eletrobras e Ceming.
Além do pagamento das acções, a CTG vai investir dois mil milhões de euros nos projectos de parques eólicos da eléctrica portuguesa até 2015 e comprometeu-se também "a melhorar o perfil de crédito" da empresa através de linhas de crédito de quatro mil milhões de euros junto de bancos chineses.
