O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, recebe esta quarta-feira os representantes dos partidos políticos e dos parceiros sociais, no âmbito da preparação do próximo Conselho Europeu.
Corpo do artigo
Questionado pela Lusa sobre a razão de ser o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e não o primeiro-ministro a realizar estas audiências - como era habitual no anterior Executivo -, fonte do gabinete de Passos Coelho disse tratar-se de "uma situação excepcional", já que o novo chefe de Governo está a concluir a composição do Executivo e a preparar o seu primeiro Conselho Europeu, que se realiza quinta e sexta-feira.
De acordo com uma nota enviada pelo Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, as audiências começam às 10.30 horas com Paulo Portas a receber uma delegação do PSD.
Seguem-se, em audiências sucessivas de 30 minutos cada, representantes do PS, CDS, PCP, BE e "Os Verdes".
A partir das 15 horas, são recebidos os parceiros sociais, começando pela UGT, seguindo-se a CGTP e as confederações patronais (CCP, CIP, CAP e CTP).
Pedro Passos Coelho participa pela primeira vez num Conselho Europeu, depois de ter tomado posse esta terça-feira. Entre os temas a abordar nesta reunião vão estar os "desenvolvimentos mais recentes" na zona euro e uma discussão "aprofundada" sobre temas económicos que terá a presença do presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet.
Os líderes europeus irão ainda "confirmar o acordo" sobre a nomeação do italiano Mario Draghi como próximo presidente do BCE e aprovar o pacote de governação económica dos 27.
Na sexta-feira, os líderes europeus irão passar em revista temas como as Migrações, a gestão das fronteiras externas dos 27, as parcerias com países do norte de África e ainda passar em revista a situação na Líbia, Síria e o processo de paz no Médio Oriente.