Pelo menos sete pessoas foram detidas esta sexta-feira e outras cinco foram identificadas na manifestação que pelas 21.20 horas ainda decorre em frente à Assembleia da República, em Lisboa.
Corpo do artigo
De acordo com uma fonte da polícia, os detidos são todos homens e foram detidos principalmente por arremesso de garrafas contra as autoridades.
Algumas centenas de pessoas estiveram concentradas desde as 17 horas frente à Assembleia da República, numa iniciativa convocada através da internet, para protestar contras medidas de austeridade governamentais.
Pelas 19.50 horas, os manifestantes derrubaram as grades que impedem o acesso à escadaria frente ao Parlamento, levando à chegada de um reforço policial do Corpo de Intervenção da PSP.
Já foram lançados alguns petardos por manifestantes, ouvindo-se palavras de ordem como "o povo unido jamais será vencido" ou incitamentos aos polícias para se juntarem ao protesto.
Os manifestantes são predominantemente jovens e alguns apresentam-se mascarados.
A concentração iniciou-se no Rossio donde umas poucas dezenas de pessoas partiram para o Parlamento por volta das 16 horas.
Às 21.20 horas já está menos de uma centena de manifestantes junto ao Parlamento.