O ministro das Finanças afirmou, esta terça-feira, que a posição do Governo sobre a reforma do Estado ainda não está fechada e que o debate sobre a parte que entrará no próximo orçamento tem de estar concretizado até julho.
Corpo do artigo
"Não irei referir nada de concreto sobre o conteúdo do Documento de Estratégia Orçamental, esse debate será feito a seu tempo. A posição do Governo sobre o processo de reforma do Estado não está fechada e quando estiver fechada será publicada e publicitada, esperando o Governo que exista uma ampla discussão pública em torno desse processo", afirmou Vítor Gaspar no Parlamento.
Vítor Gaspar, que falava numa na audição na Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal onde explica os resultados da sétima avaliação feita pela 'troika', afirmou ainda que o debate sobre a parte que entrará no Orçamento do Estado para 2014 terá de ser feito na primeira metade do ano, e voltou a fazer um apelo ao PS para que se junte ao debate.
"Temos até ao final do primeiro semestre para concretizar o debate de reforma do Estado naquilo que seja relevante para o orçamento de 2014. Tudo faremos para procurar garantir a participação do PS neste debate. Todos são chamados a participar neste debate, naturalmente com destaque para o PS", disse.
O ministro já tinha elegido na sua intervenção inicial a "manutenção do consenso político e social" como um dos desafios do país no imediato.