De uma assentada, acabaram as missões no Mali e foi reduzida a participação na Lituânia, que termina de vez este ano. Em novembro, findou a missão no Afeganistão. Esta quinta-feira, são homenageados 3170 militares.
Corpo do artigo
A presença militar portuguesa no exterior está reduzida a pouco mais de 260 homens, um dos valores mais baixos dos últimos anos. É que de uma assentada terminou a missão no Mali, com o C-130 a regressar a Portugal na segunda-feira, ficando para trás apenas cinco militares. No mesmo dia, regressou o P-3 que estava na Lituânia e em novembro terminou a operação no Afeganistão.
Na prática, atualmente há apenas 264 homens no terreno, um número que será ainda mais reduzido no início do próximo ano, quando os F-16 regressarem da missão na Lituânia, no Báltico, e sem contar ainda com a reavaliação da força que está no Kosovo, em 2016, tal como ontem anunciou o ministro da Defesa, Aguiar-Branco.
Leia mais na edição e-paper ou na edição impressa