O primeiro dos dois submarinos alemães vai ser entregue já em Maio à Marinha de Guerra portuguesa, segundo adiantou ao JN uma fonte militar.
Corpo do artigo
A entrega do navio, o "Tridente", foi confirmada ao JN por uma fonte oficial do Ministério da Defesa, que adiantou que a cerimónia de hastear da bandeira portuguesa vai realizar-se na Alemanha, não se sabendo ainda se algum responsável do Governo estará presente.
Até ontem à tarde, a polémica nascida à volta do contrato dos dois submarinos ainda não tinha, assim, atingido o processo de entrega dos navios. na Base do Alfeite, as obras para albergar a nova esquadrilha de submarinos deverão ficar concluídas durante o próximo Verão.
Estava previsto que o primeiro submarino fosse entregue mais cedo, mas as condições atmosféricas, em particular o gelo na zona de testes, obrigaram a atrasar o processo.
O segundo navio será entregue até ao fim do ano, concluindo um negócio que vai custar a Portugal mais de mil milhões de euros - cerca de 880 milhões de euros, a que acresce o montante de juros. Os navios são da classe 209, um modelo que venceu o apresentado pelos franceses da DCN. Na altura, já os 209 estavam a ser substituídos pelos 212 e 214. Este último modelo foi, aliás, o escolhido pela Alemanha.
Os navios que vão ser entregues a Portugal dispõem de um novo sistema de propulsão, o AIP, que permite aumentar a autonomia em imersão e, logo, melhorar a capacidade operacional.