Protestos em S. Bento resultaram em dois detidos, 11 feridos e viaturas danificadas
Dois detidos, três pessoas identificadas, 11 polícias feridos e três viaturas da PSP e dezenas de carros civis danificados é o balanço feito, esta terça-feira, pela PSP dos confrontos registados na noite de segunda-feira junto ao Parlamento, em Lisboa.
Corpo do artigo
Os confrontos entre os manifestantes e a polícia ocorreram no âmbito da iniciativa "Cerco a S.Bento! Este não é o nosso Orçamento", que pretendeu, segundo os organizadores - os movimentos 15 de Outubro e Sem Emprego -, contestar as contas do Estado para o próximo ano e pedir a demissão do Governo.
Numa nota, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP indica que dois homens com idades entre os 22 e 23 anos foram detidos pelo crime de resistência, coação e ameaça sobre funcionários, tendo um deles necessitado de receber tratamento hospitalar.
A PSP identificou também três pessoas, de 18, 26 e 51 anos, por incivilidades.
Segundo a Polícia, algumas centenas de manifestantes começaram a concentra-se junto ao Parlamento cerca das 15.30 horas, com "um comportamento pacífico e ordeiro", mas, por volta das 20 horas, registaram-se alterações à ordem pública.
Alguns manifestantes destruíram mobiliário urbano, danificaram grades policiais, rebentaram petardos, arremessaram diversas pedras e garrafas de vidro aos agentes da PSP que garantiam a segurança junto à Assembleia da República, acrescenta.
O Comando Metropolitano de Lisboa avança ainda que o arremesso de pedras e garrafas de vidro contra o efetivo policial provocou ferimentos em 11 polícias, tendo três deles necessitado de se deslocarem ao hospital, e danificou três viaturas da PSP, dezenas de carros civis e vários capacetes de proteção policial.
Os dois detidos são ouvidos, esta terça-feira, no Tribunal de Pequena Instância Criminal de Lisboa para efeitos de julgamento em processo sumário.