O deputado socialista Pedro Silva Pereira afirmou esta terça-feira no Parlamento que a permanência de Rui Manchete no Governo já devia ser "um caso arrumado", exigindo a demissão do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
Corpo do artigo
"A sua permanência como ministro dos Negócios Estrangeiros já devia ser caso arrumado", disse o deputado do Partido Socialista (PS) na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros.
"Esperaríamos que pedisse a demissão e não comparecesse nesta comissão", reforçou Pedro Silva Pereira, afirmando que as declarações de Machete à Rádio Nacional de Angola (RNA) foram "intoleráveis".
Segundo o deputado socialista, Rui Machete cometeu uma indignidade: pediu desculpas públicas em inquéritos a decorrer e violou o princípio da separação de poderes.
"Portugal não deve desculpas a ninguém, por ser um Estado de direito, não pode ter um membro do Governo que se assume como porta-voz de instituições judiciárias", defendeu Pedro Silva Pereira, frisando que "o sucedido atinge a credibilidade da palavra do representante da política externa do Estado português".
Na sexta-feira passada, o Diário de Notícias (DN) indicou que Rui Machete pediu desculpa a Luanda por investigações do Ministério Público português a empresários angolanos.
Segundo o DN, Rui Machete disse à Rádio Nacional de Angola (RNA) que as investigações não eram mais do que burocracias e formulários referentes a negócios de figuras do regime angolano em Portugal.