O deputado do PS Basílio Horta considerou, esta quarta-feira, que a proposta de relatório da comissão de inquérito ao BPN, elaborado pelo deputado social-democrata Duarte Pacheco, é "claramente partidário" e tenta "culpar o médico pela doença que tratou".
Corpo do artigo
"O relatório é claramente partidário, é evidente que o seu objetivo é culpar o governo anterior e as instituições anteriores e elogiar este governo. Não era isso que se esperava, esperava-se um relatório independente que pudesse ser votado e que pudesse analisar seriamente a situação do BPN", afirmou Basílio Horta.
Em declarações aos jornalistas no Parlamento, o deputado do PS disse que apresentará propostas de alteração ao documento, adiantando que, a manterem-se as conclusões propostas pelo relator, o deputado do PSD Duarte Pacheco, o PS votará contra.
Basílio Horta disse que a primeira conclusão que se retira do relatório é que houve uma tentativa para "culpar o médico pela doença que tratou", desculpabilizando a gestão do banco até à sua nacionalização.
"É bom que o país saiba que esse buraco [de 3,5 mil milhões de euros] é da responsabilidade de quem geriu o banco até à nacionalização, ou seja, de quem se aproveitou do seu relacionamento político e partidário, uns para enriquecerem e outros para fazerem negócios ruinosos que o contribuinte agora está a pagar", declarou.