O PS protestou, esta quarta-feira, pela ausência de ministros no início do debate da votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2012, no Parlamento.
Corpo do artigo
No início do debate, o governo está a ser representado por secretários de Estado. Para o deputado socialista José Lello, isso é um testemunho de que "este governo despreza a Assembleia da República".
A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, informou então que o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e outros ministros chegavam ao hemiciclo pelas 11.00 horas.
"[O governo] tem hora certa para chegar, não tem hora para corresponder às expectativas", disse o deputado do PS. "Não podemos deixar de assinalar o nosso protesto" face à ausência de ministros, acrescentou José Lello.
"A primeira parte do debate tem a ver com [discussões de] especialidade", explicou a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares, Teresa Morais. "No período de encerramento é que o governo será representado pelo primeiro-ministro e pelos restantes ministros."
Teresa Morais acrescentou que "se alguém desvalorizou o debate foi a bancada do PS, que [na terça-feira] terminou o debate do orçamento como 13 deputados [menos de um quinto do total]".
Nas últimas semanas, os partidos da oposição têm criticado repetidamente o governo por se fazer representar nos debates do OE2012 a nível de secretários de Estado e não de ministros.