PS vota a favor das moções do PCP e BE contra o Documento de Estratégia Orçamental
O PS vai votar a favor das moções de rejeição apresentadas pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda ao Documento de Estratégia Orçamental do Governo, disse fonte da direção da bancada socialista.
Corpo do artigo
A posição dos socialistas contra o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) tem sobretudo um significado político, já que as moções apresentadas pelos comunistas e bloquistas serão rejeitadas pela maioria parlamentar PSD/CDS.
Fonte da direção da bancada socialista disse à agência Lusa que o PS "lamenta que um documento tão importante como o DEO não tenha sido alvo de um debate aprofundado com os portugueses".
"O PS também considera que o DEO é destrutivo para a economia e para a criação de emprego em Portugal", acrescentou a mesma fonte.
O Bloco de Esquerda (BE) vai pôr a votação uma resolução para rejeitar o Documento de Estratégia Orçamental 2013-2017 no dia do debate da proposta de Orçamento Retificativo.
O partido conseguiu o consenso de todas as bancadas parlamentares para que a resolução seja posta a votação já durante o debate do Orçamento Retificativo, uma vez que o DEO não é votado na Assembleia da República, à semelhança dos Programas de Estabilidade e Crescimento.
A resolução propõe-se a "rejeitar o Documento de Estratégia Orçamental 2013-2017 porque este contribui para o empobrecimento dos trabalhadores, dos desempregados e reformados, impede a implementação de estímulos antirecessivos e a colocação do emprego como prioridade política nacional", lê-se no documento.