A líder do PSD classificou como construtivo o pedido do CDS-PP ao presidente da Assembleia da República para uma "missão de bons ofícios" para resolver o impasse sobre a nomeação do novo Provedor de Justiça.
Corpo do artigo
"Acho que é uma proposta construtiva", declarou Manuel Ferreira Leite, ao referir-se ao pedido do líder do CDS-PP, Paulo Portas, para se resolver em sede parlamentar o diferendo em torno do novo Provedor.
Em declarações aos jornalistas, na Curia, onde encerrou esta tarde uma universidade da JSD sobre a Europa, disse que era "verdadeiramente inconcebível" o Partido Socialista avançar com os nomes de personalidades para o cargo.
"Colocar as pessoas indigitadas numa situação desagradável é falta de sentido de respeito pela instituição da Provedoria da Justiça, que parece verdadeiramente inaceitável", sustentou.
Questionada sobre a indicação do constitucionalista Jorge Miranda, a líder do PSD disse não se querer pronunciar sobre nomes, mas sobre critérios, recordando que "há muitos meses que o PSD apresentou a sua proposta, a qual não mereceu sequer a dignidade de uma resposta".
"O nome do professor Jorge Miranda é muito bom. É uma pessoa muito respeitável, mas o nome que nós apresentámos é igualmente bom e igualmente respeitável", concluiu.