O secretário regional da Economia dos Açores, Vasco Cordeiro, candidato às eleições legislativas regionais deste ano, anunciou, esta quarta-feira, ter pedido ao presidente do Governo açoriano para ser dispensado das suas funções.
Corpo do artigo
O candidato socialista comunicou o pedido feito a Carlos César numa conferência de imprensa em Ponta Delgada.
"A cerca de seis meses das eleições, quero tornar público que solicitei ao presidente do Governo que me dispensasse das minhas funções de secretário regional da Economia", anunciou Vasco Cordeiro numa conferência de imprensa em Ponta Delgada.
Vasco Cordeiro acrescentou que se manterá em funções até que o seu substituto tome posse, o que deve ocorrer durante o plenário da Assembleia Legislativa dos Açores que decorre na próxima semana.
Na declaração que leu aos jornalistas, o candidato do PS/Açores à presidência do executivo regional assegurou que, ao longo dos últimos meses, respeitou "escrupulosamente" a lei, "não confundindo" as funções de candidato com as de membro do executivo.
"Tenho a consciência tranquila, sei que nunca me aproveitei das funções que exerço, mas a minha responsabilidade não é apenas eu saber isso, é também evitar que haja qualquer dúvida quanto a um eventual aproveitamento", frisou.
Nesse sentido, salientou que a decisão de abandonar as funções governativas está relacionada "com os princípios da responsabilidade, verdade e confiança".
"Não quero que surja qualquer dúvida nem quanto ao meu compromisso com o projeto de futuro que lidero, nem quanto ao cuidado, atenção e empenho que, como tenho conseguido fazer até hoje, são essenciais para garantir o desempenho de um cargo executivo", afirmou.
Vasco Cordeiro salientou ainda que a decisão hoje anunciada foi previamente acordada com Carlos César, presidente do Governo dos Açores e também do PS/Açores, que se encontra atualmente no Brasil em visita oficial.