Elementos das comissões de utentes contra portagens nas antigas SCUT entregaram, esta quarta-feira, a metros da Alfândega do Porto, onde decorre a Cimeira Ibérica, um manifesto ao Governo português a protestar contra o pagamento nestas autoestradas.
Corpo do artigo
"Trouxemos aqui hoje delegações das comissões de utentes com o objetivo de entregar ao primeiro-ministro ou a alguém do gabinete dois documentos reclamando o fim das portagens nas ex-SCUT", afirmou Francisco Almeida, da comissão de utentes contra as portagens na A25, A23 e A24.
Pelas 11.30 horas os membros das comissões de utentes aguardavam ainda para lá do cordão policial para entregar os documentos, nos quais é escrito que vai ser prosseguida a luta contra as portagens e que veio a ser entregue a um elemento do gabinete do primeiro-ministro já perto das 12.00 horas, esclareceu Francisco Almeida, lamentando que não tivesse havido oportunidade para uma conversa.
No caso concreto das A25, A23 e A24, o documento acusa a decisão do Governo de ignorar questões centrais como a falta de alternativas, os traçados "muito sinuosos e com declives acentuados", bem como a disparidade de poder de compra entre as localidades abrangidas por essas autoestradas e a média nacional.
"A introdução de portagens nestas vias de comunicação está a agravar os dramáticos indicadores (...) e é profundamente prejudicial e injusta para a economia e as populações nomeadamente dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco e Vila Real", adianta o documento.