Milhares de pessoas estão reunidas em Valência onde os chefes do Governo de Espanha e Portugal participam num comício da campanha socialista para as europeias de Junho.
Corpo do artigo
José Luís Rodríguez Zapatero e José Sócrates partilham, este sábado, dois palcos, primeiro em Valência - no comício do PSOE - e depois em Coimbra - no comício do PS, no intuito de mobilizar os militantes socialistas dos dois países para o embate eleitoral de Junho.
No pavilhão municipal de Fuente de San Luis, na cidade espanhola de Valência, milhares de pessoas aguardam os chefes de Governo dos dois países vizinhos.
Para aquecer os ânimos em Valência os socialistas terão um concerto do grupo de rock espanhol Tequila, antecipando-se que os discursos comecem cerca das 12:00 locais, menos uma hora em Lisboa.
O pavilhão, normalmente usado para basquetebol, começou a ser preparado há uns dias para o encontro deste sábado, com alguns militantes a chegarem logo ao inicio da manhã, numa cidade onde a maioria dos votantes é do maior partido da oposição, o PP.
O comício deste sábado é o terceiro de Zapatero desde o início da campanha para as eleições europeias, decorrendo num momento em que os próprios socialistas admitem dificuldades na mobilização do seu eleitorado.
Sondagens internas do PSOE, citadas pela imprensa espanhola, referem que apenas 40 por cento do eleitorado socialista garante que irá votar, bastante aquém dos 70 por cento dos apoiantes do Partido Popular (PP), maior força da oposição, que se declaram mobilizados ao voto.
Os socialistas admitem que a situação poderia ser ainda pior se não fosse o recente debate do estado da Nação que todos os analistas garantem ter sido ganho por Zapatero, o que ajudou a mobilizar o eleitorado socialista.
O comício arranca com intervenções da vice-presidente do Governo, María Teresa Fernández de la Vega e do secretário-geral dos socialistas em Valência, Jorge Alarte.
Depois será a vez do primeiro-ministro José Sócrates, cabendo a José Luís Rodríguez Zapatero encerrar o comício, que deverá terminar por voltar das 14:00 locais.
O comício será transmitido em directo, pela Internet, nas páginas do PSOE e do PS.