A reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira vai ser presidida pelo ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, devido à ausência do país do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse à Lusa fonte do executivo.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro deslocou-se, esta quarta-feira, a Bucareste, Roménia, onde ficará até quinta-feira, para participar no congresso do Partido Popular Europeu (PPE), do qual o PSD faz parte, assim como o seu parceiro de coligação, o CDS-PP, seguindo depois para a reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas.
O presidente do CDS-PP e ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, não participa no congresso do PPE, em Bucareste, estando o CDS-PP representado pelo seu vice-presidente e eurodeputado, Nuno Melo.
Estão previstas as presenças neste congresso do PPE, entre outros, dos presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, da chanceler alemã, Angela Merkel, e do chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy.
De Bucareste, Pedro Passos Coelho viajará para Bruxelas, onde deverá chegar a meio da tarde de quinta-feira, para a reunião do Conselho Europeu, que tem trabalhos marcados até sexta-feira.
O Conselho de Ministros reúne-se habitualmente à quinta-feira e, na ausência do primeiro-ministro, é presidido pelo ministro de Estado e das Finanças.
Em algumas ocasiões em que Pedro Passos Coelho esteve ausente do país na quinta-feira, já aconteceu a reunião semanal do Governo ter sido antecipada, para que o primeiro-ministro pudesse estar presente.