Política

João Semedo deixa liderança do Bloco de Esquerda e Catarina Martins passa a porta-voz

João Semedo deixa liderança do Bloco de Esquerda e Catarina Martins passa a porta-voz

A mesa nacional do BE aprovou, este domingo, a criação de uma comissão permanente que terá como porta-voz a até agora coordenadora Catarina Martins.

João Semedo deixa de ser coordenador do BE, disse fonte do partido à agência Lusa.

Do novo órgão fazem parte Pedro Soares, Pedro Filipe Soares, Joana Mortágua, Adelino Fortunato e Nuno Moniz.

A sua criação foi aprovada na reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda em Lisboa, uma semana depois do congresso em que as duas principais candidaturas tiveram a mesma votação.

Pedro Filipe Soares vai manter-se como presidente do grupo parlamentar.

A porta-voz do BE, Catarina Martins, afirmou que a nova solução de liderança torna o partido "mais forte e mais unido" e responde ao desafio de João Semedo de encerrar a disputa interna.

Catarina Martins deixou palavras de agradecimento e elogio ao bloquista João Semedo, que abandona a liderança do partido e não esteve presente na conferência de imprensa após o final da reunião da mesa nacional.

PUB

"Respondemos ao apelo de João Semedo de encerrar a disputa interna e construir um BE unido. A solução encontrada só foi possível graças ao empenho e à generosidade do João Semedo em todo este processo, o BE deve-lhe muitíssimo e eu ainda mais", afirmou a deputada bloquista, que adiantou que Semedo continuará a integrar a bancada parlamentar.

"Continuamos a contar com o seu contributo, a sua força, a sua determinação. A diversidade não é defeito, é feitio. Aqui estamos, mais unidos e mais fortes", acrescentou, apontando Semedo como "uma das presenças mais fortes e determinadas da esquerda portuguesa".

Catarina Martins adiantou que esta nova solução de liderança teve mais de 90% dos votos a favor da Mesa Nacional e nenhum voto contra.

A nova Comissão Permanente do BE é constituída por seis elementos: Catarina Martins e Pedro Soares, da lista U, afeta à anterior direção, Pedro Filipe Soares e Joana Mortágua, da lista E, Adelino Fortunato, da lista B, e Nuno Moniz, da lista R.

Já a nova Comissão Política é constituída por 18 elementos: Adelino Fortunato, Catarina Martins, Fabian Figueiredo, Helena Carmo, Humberto Silveira, Joana Mortágua, Jorge Costa, José Gusmão, José Soeiro, Mariana Mortágua, Marisa Matias, Moisés Ferreira, Nuno Moniz, Pedro Filipe Soares, Pedro Soares, Sandra Cunha, Sara Schuh e Zuraida Soares.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG