Gaia tem muito para oferecer, no entanto o verão convida a ir à praia e é no concelho de Gaia que estão algumas das melhores praias de Portugal.
Corpo do artigo
A frente marítima estende-se ao longo de 15 quilómetros, com 18 bandeiras azuis. Ao longo de um extenso areal, é possível desfrutar de praias com fáceis acessos pedonais, com condições favoráveis a pessoas com mobilidade reduzida e praias com características únicas para a prática de modalidades desportivas tão apelativas quanto desafiantes, como voleibol, surf, kitesurf, futebol de praia, andebol de praia, entre outras.
Gaia é, por excelência, a estância balnear do Distrito do Porto, com uma diversidade sem igual, passadiços renovados, 25 kms de ciclovia ao longo da costa, restaurantes e bares, e qualidade do areal e da água comprovada. Este facto é o resultado de todo um trabalho integrado levado a cabo pelos colaboradores do município e da empresa municipal Águas de Gaia e que conta com a preciosa colaboração da Capitania do porto do Douro, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Autoridade de Saúde e dos Concessionários de Praia. Apenas com o excelente empenho de todos é possível: hastear 18 bandeiras azuis, e 5 praias com o galardão "Praia Acessível - Praia para Todos".
Destaca-se ainda o facto de este ano Gaia ter ganho a 19.ª Bandeira Azul. Se é verdade que a manutenção das 18 bandeiras é por si só um motivo de orgulho, este ano, num trabalho conjunto da empresa municipal Águas de Gaia e da Douro Marina fez com que fosse atribuída a esta marina a primeira bandeira azul de marinas/porto de recreio a norte do Tejo.
Gaia é um concelho de portas abertas, com excelentes motivos de vista e com uma elevada preocupação ambiental, uma cidade que encara com responsabilidade os temas da sustentabilidade e do bem-estar para quem aqui mora, trabalha ou nos visita.