Destaques

Conferência JN sobre turismo da saudade junta TAP e Easyjet em Gaia no dia 15

Conferência JN sobre turismo da saudade junta TAP e Easyjet em Gaia no dia 15

As correntes migratórias nunca foram tão fluidas como agora, em particular as que incidem sobre os chamados migrantes económicos. Portugal não é exceção. Mas a emigração dos anos 50, 60 e 70 do século passado não obedece aos mesmos pressupostos da chamada emigração moderna.

Hoje, os portugueses que emigram são, regra geral, mais qualificados e partem do país cada vez mais cedo. A facilidade com que hoje nos deslocamos, em particular na Europa, que continua a ser o mercado preferencial da emigração, contribuiu de forma indelével para mudar este paradigma. Em particular as companhias aéreas, que tornaram mais acessível e mais barato aos emigrantes apanhar um avião nas tradicionais vindas a casa. Também elas tiveram de ajustar-se a estas dinâmicas. Também elas passaram a ver aqui um mercado atrativo. Afinal, o que é o turismo da saudade? Como se alimenta e que ganhos traz para o país e para as regiões norte e centro, donde parte uma fatia considerável de trabalhadores? Onde estão os portugueses no Mundo? E que cidadãos globais olham para Portugal como uma porta de entrada para uma nova vida?

A todas estas questões a conferência "Turismo da Saudade", promovida pelo Jornal de Notícias, com o patrocínio da Câmara Municipal de Gaia, procurará responder.

O encontro vai decorrer no próximo dia 15 de novembro, quinta-feira, a partir das 14,30 horas, no Auditório Municipal de Gaia. Precisamente para compreendermos o fenómeno nos seus múltiplos domínios, contaremos com a presença de convidados de várias áreas de interesse e atividade. Desde logo do presidente-executivo da TAP, Antonoaldo Neves. A empresa aérea de bandeira tem reforçado a sua aposta nos mercados de emigração, precisamente para responder a estes apelos. Antonoaldo Neves abre a conferência.

Segue-se o debate, moderado pelo diretor-adjunto do Jornal de Notícias Pedro Ivo Carvalho, que contará com as seguintes presenças: José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades, José Lopes, diretor-geral da Easyjet Portugal, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, e Paulo Pereira, administrador da Agribéria, empresa que é a maior fornecedora de produtos portugueses em França.

A abrir e a fechar a conferência haverá dois momentos musicais apropriados ao tema, pela voz da fadista Cátia de Oliveira.

Veja aqui o programa e inscreva-se gratuitamente.

ver mais vídeos