O Tribunal de Torres Novas condenou Adelina Lagarto e a advogada Sara Cabeleira a penas de multa por difamação agravada a Baltazar Nunes, o pai biológico de Esmeralda. Têm ainda de pagar uma indemnização, cada uma, superior a seis mil euros.
Adelina Lagarto foi condenada a 170 dias de multa a 14 euros por dia, num total de 2.380 euros.
Sara Cabeleira, a advogada que inicialmente representou o casal Adelina Lagarto e Luís Gomes na disputa por Esmeralda, foi condenada a 170 dias de multa a 23 euros por dia, num total de 3.910 euros.
O Tribunal de Torres Novas condenou ainda ambas as arguidas ao pagamento de uma indemnização por danos não patrimoniais a Baltazar Nunes, no valor, cada uma, de 6.250 euros.
Na leitura da sentença, o juiz considerou ter havido desleixo e falta de rigor das arguidas ao apresentarem uma contestação com factos falsos.
No final, os advogados não quiseram comentar.
A criança, que foi entregue pela mãe com três meses ao casal Luís Gomes e Adelina Lagarto, com quem viveu perto de seis anos, passou a viver com o pai, Baltazar Nunes, em Dezembro de 2008, tendo o Tribunal de Torres Novas confirmado o poder paternal e a guarda da criança ao pai em Março de 2009.
