O Bloco de Esquerda vai questionar o Governo sobre a atuação "desproporcionada" da Policia de Segurança Pública de Braga durante uma manifestação de estudantes da qual resultaram seis adolescentes feridos devido à utilização de gás pimenta.
Corpo do artigo
Em comunicado citado pela agência Lusa, o BE "condena" a conduta desta manhã da PSP e considera ainda que a atuação desta força de segurança foi "despropositada".
A PSP foi chamada à Escola Alberto Sampaio para intervir no sentido de abrir o portão do estabelecimento, que se encontrava fechado a cadeado, enquanto os alunos manifestavam-se contra a agregação da escola num mega-agrupamento.
"O Bloco considera que esta atuação da PSP contra estudantes com idades entre os 12 e os 15 anos é absolutamente intolerável" afirma o bloco que apelida ainda a ação policial como "despropositada e desproporcional".
Por isso, comunicam, "BE entregará no Parlamento uma pergunta por escrito ao Governo, dirigida ao ministro da Administração Interna, com a exigência de explicações sobre esta atuação da PSP em Braga e de apuramento de responsabilidades.
Da intervenção policial, que incluiu a utilização de gás pimenta, resultaram seis estudantes feridos, entre os 12 e os 16 anos, que foram assistidos no local pelo INEM, embora dois tenham sido mesmo conduzidos ao Hospital de Braga.
Os alunos já tiveram alta da unidade hospitalar.