A Polícia Judiciária anunciou, esta quarta-feira, a detenção de um homem residente em Coimbra suspeito de vários crimes de pornografia de menores, que tinha na sua posse diversas imagens e filmes de cariz sexual.
Corpo do artigo
O suspeito, após conseguir os números de telemóvel das vítimas, preferencialmente crianças, entrava em contacto com elas e, através de aliciamento (oferecendo-se para carregar os seus telemóveis) ou de coação (ameaçando-as com possíveis agressões), pedia ou exigia que lhe enviassem fotografias ou filmes de cariz sexual em que estivessem envolvidas, refere a PJ em comunicado.
Além da detenção, a Polícia Judiciária levou a cabo outras diligências probatórias que permitiram a apreensão do telemóvel do suspeito, que continha diversas fotografias de crianças e adolescentes em poses sexuais.
Segundo uma fonte policial, o caso foi descoberto a partir da denúncia de uma das vítimas, uma rapariga de 12 anos, tendo depois sido encontradas outras vítimas.
O homem, de 42 anos, é trabalhador da construção civil e residente em Coimbra.
A mesma fonte policial lançou um alerta aos pais, referindo que "estas situações acontecem recorrentemente e é fácil os filhos serem as vítimas".
O homem, que não tem antecedentes, ficou proibido de contactos com menores e obrigado a apresentações semanais nas autoridades, além de uma coação pecuniária.
A pena aplicável a este crime pode ir até aos cinco anos de prisão, agravada até dois anos por se tratar de crianças, de acordo com a mesma fonte.