A Polícia Judiciária deteve dois suspeitos de pertencerem a uma organização criminosa de recepção, furto e contrabando de chifres de rinoceronte. A detenção aconteceu no aeroporto de Lisboa, quando os dois homens se preparavam para viajar para a Irlanda.
Corpo do artigo
Os suspeitos de pertencerem a uma rede internacional de contrabando são australianos e tinham escondidos nas malas oito chifres de rinoceronte.
Estima-se que a mercadoria apreendida, na sexta-feira, tenha um valor total na ordem dos 500 mil euros, segundo fonte da Polícia Judiciária (PJ).
De acordo com a mesma fonte, os chifres de rinoceronte destinam-se ao mercado chinês, onde atingem valores elevadíssimos.
Ultimamente têm sido detectados inúmeros destes crimes por toda a Europa o que levou a Europol a criar um grupo de trabalho para investigar esta organização criminosa.
Estas detenções foram as primeiras de uma investigação policial que ainda decorre e pode proporcionar novas diligências.
A investigação destes crimes de contrabando iniciou-se entre Março e Abril quando dois chifres de rinoceronte foram furtados do Museu de História Natural de Coimbra.
A PJ prestará mais informações sobre esta operação nas próximas horas, a partir da directoria de Coimbra.