As ocorrências em contexto escolar participadas às forças de segurança aumentaram 22% no ano letivo 2010/2011, em relação ao ano anterior.
Corpo do artigo
O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (COMETLIS/PSP) promove, esta quarta-feira, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, um seminário com o tema "Segurança em ambiente escolar", que vai analisar o programa Escola Segura, o processo tutelar educativo, a prevenção de comportamentos desviantes relacionados com a escola e os maus tratos a crianças e jovens, além das dificuldades de um professor na comunidade escolar.
Segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2011, a PSP e a GNR receberam, no ano letivo 2010/2011, no âmbito do Programa Escola Segura, 5762 ocorrências em contexto escolar (interior, imediações dos estabelecimentos de ensino e percurso casa-escola), representando um aumento de 22% das participações em relação ao ano letivo 2009/2010.
Segundo o RASI, das 5762 ocorrências, 4284 foram de natureza criminal, tendo a maioria sido registada no interior das escolas.
Os furtos e a ofensa à integridade física foram os crimes mais vezes participados às forças de segurança, em relação às ocorrências verificadas no interior das escolas.
No que diz respeito ao exterior, foi a ofensa à integridade física o caso de ato ilícito mais frequente.
No percurso casa-escola, a ofensa à integridade física, injúrias ou ameaças e ofensas sexuais foram as participações verificadas.
Os distritos de Lisboa (2001) e Porto (1189) congregam mais de metade dos ilícitos registados no âmbito do programa Escola Segura.
Os dados do RASI indicam ainda que a delinquência juvenil diminuiu 49% em 2011 em relação ao ano anterior.