A Polícia Judiciária anunciou a detenção de quatro pessoas, incluindo um guarda prisional, suspeitas de tráfico e de introduzirem droga no Estabelecimento Prisional de Chaves, distrito de Vila Real.
Corpo do artigo
As detenções, dos três homens e uma mulher, foram efetuadas por elementos da Unidade Local de Investigação Criminal da PJ de Vila Real.
Em comunicado, esta força policial referiu que o grupo de suspeitos, entre os quais um guarda prisional, terá procedido, "de forma organizada e reiterada, à introdução e transação de estupefacientes num estabelecimento prisional".
A PJ explicou que foi desencadeada uma operação policial que culminou com a realização de várias buscas domiciliárias e não domiciliárias e a apreensão de produto estupefaciente, bem como de outros objetos e documentos com presumível relevância probatória.
A investigação teve a colaboração da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e da direção do estabelecimento prisional onde o guarda desempenhava funções.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 36 e os 42 anos, três sem ocupação laboral e um guarda prisional, vão ser presentes na quarta-feira ao Tribunal de Chaves para aplicação de eventuais medidas de coação.
O presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves, disse à agência Lusa que o guarda, de 42 anos e residente em Vila Real, foi detido à entrada ao serviço esta manhã, na portaria da cadeia, tendo na sua posse produto estupefaciente.
O responsável referiu ainda que o detido foi eleito recentemente delegado sindical do Estabelecimento Prisional de Chaves, pelo que se revelou "chocado e desiludido" com a detenção do colega, que entrou em 1995 para os serviços prisionais. "Felizmente estes casos são isolados", salientou.
No entanto, reconheceu ser uma "situação muito preocupante" e lembrou a responsabilidade dos guardas prisionais de guardarem "com zelo as pessoas que estão privadas da liberdade" e as quais, na maior parte dos casos, estão presas por tráfico de droga.