Foi detido, esta sexta-feira de madrugada, em Faro, o homem mais procurado no Algarve. Conhecido pela alcunha de "Xerife", o líder do gangue "Mau-mau" estava evadido da prisão há mais de seis meses depois de uma saída precária.
Corpo do artigo
Muitas foram as operações preparadas para capturá-lo, mas nenhuma surtiu efeito. Esperava-se, por isso, que o evadido da prisão de Pinheiro da Cruz, em Abril, desse um passo em falso para ser detido.
Às 3.15 horas da madrugada, António Gonçalves, acompanhado de um neto, deparou-se com uma simples e rotineira operação Stop na zona do Chelote, em Faro.
Ainda houve uma pequena perseguição, mas os militares do Destacamento de Trânsito da GNR de Faro acabaram por capturar o "Xerife", assim conhecido por ser o cérebro do grupo criminoso "Mau-Mau", que nos anos 90 espalhou o terror com violentos assaltos à mão armada.
António Gonçalves não ofereceu resistência no momento da detenção, nem tinha armas dentro da viatura.
Em Janeiro de 2000, foi condenado a 24 anos de prisão, por associação criminosa. Ele e mais 17 homens e mulheres, familiares e amigos, num julgamento rodeado por fortes medidas de segurança. Quem com ele lidou de perto não tem dúvidas de que era frio, calculista e violento.
Há mais de seis meses, "Xerife" fugiu durante uma saída precária da cadeia para onde foi agora novamente levado. Tem 76 anos. Liderava os crimes a partir de uma simples padaria, em Olhão.