A Polícia Judiciária anunciou, esta quarta-feira, ter detido cinco indivíduos suspeitos de em maio de 2013 sequestrarem no Porto, durante 13 horas, um homem que terão ameaçado, coagido e agredido por alegadas dívidas relacionadas com tráfico de droga.
Corpo do artigo
"A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, identificou e deteve quatro homens e uma mulher pela presumível autoria, entre outros, de crimes de rapto, sequestro, extorsão, coação agravada, ofensas à integridade física qualificadas e tráfico de estupefacientes, que terão tido lugar na cidade do Porto em maio do ano passado", refere um comunicado da PJ.
Segundo a PJ, os detidos "abordaram o ofendido e, sob falso pretexto, levaram-no a entrar para o veículo em que se faziam transportar" onde o ameaçaram, coagiram e agrediram "com socos e com recurso a um martelo", no intuito de o fazer pagar uma dívida relacionada com tráfico de droga.
Durante o sequestro, que terá durado "treze horas ininterruptas", o ofendido afirmou não possuir a quantia em causa pelo que "os arguidos exigiram-lhe que estabelecesse contacto telefónico com um familiar próximo, visando convencê-lo a proceder ao envio, via "western union", daqueles valores".
"Finalmente, o ofendido foi obrigado a acompanhar um dos arguidos a uma estação de CTT no Porto, local onde aproveitou para solicitar auxílio aos funcionários, originando a fuga daqueles arguidos", indica o documento.
A PJ refere ainda ter detido segunda-feira um homem que se encontrava na posse de trezentas gramas de haxixe, quarenta gramas de liamba e objetos relacionados com o acondicionamento de estupefacientes e que tinha uma plantação de cannabis caseira.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 32 e os 35 anos, sem ocupação laboral, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.