A "Guardia Civil" espanhola divulgou fotos e pediu a colaboração dos cidadãos para localizar dois espanhóis suspeitos de sequestrar um médico português em Arcos de Valdevez. Operação policial com controlos fronteiriços e de estrada na Galiza, mobilizou também um helicóptero.
Corpo do artigo
A "Guardia Civil" espanhola procura dois homens suspeitos de sequestrar o médico português António Veloso, em Arcos de Valdevez, na quinta-feira à noite. Saturnino Marcos Cerezo Cancelas, conhecido como "Canceliñas", e Álvaro Miguel dos Santos Barbosa estão armados e são considerados perigosos.
Segundo os media galegos, as autoridades espanholas colocaram em marcha um forte dispositivo policial, que passa por controlos nas estradas da Galiza, nomeadamente nas regiões de Vigo, Redondela e Mos, e nas ligações a Portugal. A caça aos homens envolveu, ainda, um helicóptero para buscas na zona do Monte Aloia, Pontevedra, onde se suspeitava que os fugitivos estivessem escondidos ao início da manhã desta sexta-feira.
Estão por esclarecer as razões que levaram a dupla a sequestrar o médico português António Veloso.O filho do clínico deslocou-se para a Galiza, onde acompanha as buscas.
Antes do sequestro, "El Canceliñas" e o cúmplice terão furtado um Renault Clio, em Paredes de Coura. Horas depois, furtaram outra viatura em Valença, prosseguindo para Arcos de Valdevez, onde raptaram o médico, cerca das 21.30 horas, quando António Veloso saía de um supermercado local. Seguiram, depois, em direção a Espanha no carro do clínico, um Mercedes Class S, de cor cinzenta, com a matrícula 99-HH-42.
Um dos suspeitos, Saturnino Marcos Cerezo Cancelas, de 44 anos, conhecido como "El Canceliñas", tem um longo cadastro por roubos e violência. Saiu da prisão há cerca de um mês e, dois dias depois, baleou um casal, num ajuste de contas, em Porriño.
Nos dias que seguiram, é suspeitos de cometer vários crimes em Portugal e em Espanha, nomeadamente assaltos a gasolineiras e furtos de carros.