Um recluso do Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Belas (Sintra), condenado a 25 anos pelo homicídio da mãe, tentou evadir-se a meio da tarde deste domingo da prisão, mas foi capturado pelos guardas prisionais, depois de baleado numa perna.
Corpo do artigo
Fonte dos Serviços Prisionais acrescentou à agência Lusa que a fuga ocorreu por volta das 16 horas, já no final da hora de pátio, tendo o recluso conseguido saltar o muro e a rede exterior.
Os guardas aperceberam-se de imediato da sua fuga e começaram a disparar para o deter, acabando por atingi-lo acima do joelho direito.
A mesma fonte explicou que, durante as visitas de fim-de-semana, a maioria dos elementos do corpo da guarda prisional está canalizada para a vigilância das visitas aos reclusos, sendo reduzido o contingente que vigia os reclusos no pátio.
Inicialmente houve disparos para o ar para intimidar o recluso, mas como este prosseguiu a fuga terá sido necessário disparar de forma a imobilizá-lo, num membro inferior, disse a mesma fonte.
O recluso foi internado num hospital, o seu estado de saúde é considerado estável, já que a bala entrou e saiu da perna direita, encontrando-se, porém, a receber tratamento a vários hematomas e cortes que sofreu quando tentou saltar o muro e a rede exterior de arame farpado, referiu.
O fugitivo está condenado a 25 anos de prisão pelo homicídio e esquartejamento da mãe.
Esta foi a primeira vez que um recluso se evadiu do Estabelecimento Prisional da Carregueira, concluiu a fonte dos Serviços Prisionais.