A PSP indicou, esta sexta-feira, que deteve um aposentado da Força Aérea, por suspeitas dos crimes de tráfico de armas e posse ilegal de armas e munições, numa operação realizada na quinta-feira, em Abrantes.
Corpo do artigo
A Polícia de Segurança Pública apreendeu também 20 armas de fogo, 83 bombas de arremesso, 42107 munições de diversas classes e calibres, 42 armas brancas, três sprays de aerossóis e diverso material, nomeadamente comprovativos de venda e compra de armas, miras telescópicas, carregadores de revolver.
O intendente Pedro Moura, do Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da PSP, disse à agência Lusa que as armas e as munições apreendidas pertenciam ao homem detido, que alegadamente se dedicava ao comércio ilegal de armas.
No âmbito da operação policial, feita pelo DAE e que contou com a colaboração da esquadra da PSP de Abrantes e do Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Polícia, foram cumpridos três mandados de busca domiciliária.
As buscas realizaram-se em duas residências e numa loja de artigos de caça e pesca que pertenciam ao detido, locais onde foram encontrados as armas e munições, adiantou o intendente Pedro Moura, sublinhando que o estabelecimento comercial aberto ao público funcionava "de fachada" para o negócio ilegal de armas e munições.
A investigação da PSP durava há cerca de sete meses. O detido, de 60 anos e que já estava referenciado pelos crimes de tráfico de armas, é ouvido no tribunal judicial de Abrantes, esta tarde.