O início da semana ficou marcado na cidade de Bragança por vários assaltos a apartamentos e viaturas e a uma idosa que vivia sozinha numa aldeia de Vimioso, divulgaram as autoridades, esta quarta-feira.
Corpo do artigo
A idosa de 80 anos encontrava-se a dormir quando, por volta da 1.30 horas de terça-feira, dois homens entraram em casa para lhe roubarem ouro.
Na mesma madrugada, desapareceram dois automóveis de uma rua do centro de Bragança e foram assaltados três apartamentos noutra zona da cidade.
De acordo com informações prestadas à Lusa por Rui Pousa, das Relações Públicas do Comando Distrital de Bragança da GNR, o assalto à idosa ocorreu na aldeia de Carção, Vimioso, e a vítima ficou com "pequenas escoriações", resultado da força exercida pelos assaltantes para a imobilizarem e lhe roubarem o ouro que usava.
Os assaltantes "ameaçaram a idosa com um pau e ter-lhe-ão apertado o pescoço", arrancando-lhe um fio de ouro, um brinco e um anel que a vítima avaliou em cerca de "1.500 euros", segundo o relato que a mesma fez à GNR.
A GNR continua a investigar o caso.
Também na mesma madrugada, de terça-feira, duas viaturas foram furtadas numa rua da cidade de Bragança, na zona do Alto do Sapato, segundo confirmou à Lusa o comandante distrital da PSP de Bragança, Amândio Correia.
A PSP registou ainda mais duas queixas de assaltos em outra zona da cidade, no Eixo Atlântico, que tiveram como alvo apartamentos, no mesmo edifício, a Torre de São João.
Os residentes participaram os assaltos na terça-feira, mas tinham estado ausentes de casa, pelo que as autoridades desconhecem a data concreta dos assaltos.
Segundo o comandante da PSP, "de um dos apartamentos terá sido levado muito ouro".
Artigos em outro e prata foram também o alvo de outro assalto a uma moradia, no dia anterior, na mesma zona de Bragança, mas no bairro do Pinhal.
O assalto terá ocorrido durante a tarde de segunda-feira e os artigos furtados estão avaliados em cerca de "mil euros", segundo a polícia.
Diligências feitas pela PSP, na sequência destes assaltos", levaram à detenção, na tarde de terça-feira, em Bragança, de um jovem suspeito de furtos a residências na cidade.
As autoridades encontraram na posse do suspeito ouro "relacionado com outros furtos participados há algumas semanas", segundo o comandante, desconhecendo-se ainda se o suspeito estará relacionado com os assaltos recentes.
Tendo em conta o aumento do número de casos de furto de ouro em residências, o comandante da PSP de Bragança fez um alerta aos proprietários para a necessidade de efetuarem uma relação exaustiva destes bens, eventualmente com fotografias, para depois ser mais fácil a identificação.
A polícia apreendeu também 158 doses de haxixe ao indivíduo que vai ser presente a tribunal para primeiro interrogatório.