Os distritos do Norte de Portugal continental, com um total de 21 concelhos, estão, esta sexta-feira, em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto de Meteorologia.
Corpo do artigo
Os distritos que têm concelhos com risco maior são os de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Vila Real, Guarda e Coimbra.
Com risco muito elevado de incêndios estão dezenas de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Bragança.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil colocou na terça-feira o país em alerta amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido às previsões de tempo quente e diminuição de humidade.
Este aviso serve ainda de alerta para o dispositivo especial de combate a incêndios até às 21 horas desta sexta-feira.
Para esta sexta-feira o Instituto de Meteorologia prevê no Norte e Centro possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas mais prováveis no interior a partir tarde.
Nas regiões do Centro e Sul aguardam-se períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde na região Sul. Contudo prevêem-se condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas e uma pequena descida da temperatura máxima.
Para esta sexta-feira, o Instituto de Meteorologia prevê 30 graus Celsius para Lisboa, 28 para Faro e 26 para o Porto.
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".
O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13 horas, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.