A queda de neve isolou algumas aldeias da serra do Caramulo, bloqueou acessos à Autoestrada 25, que esteve cortada entre os nós de Vouzela e Ventosa durante cerca de três horas.
Corpo do artigo
A circulação na auto estrada A25, entre os nós de Oliveira de Frades e Ventosa, que se encontrava interrompida devido à neve, foi retomada, "embora de forma muito lenta", cerca das 11:05, disse fonte da concessionária da via.
Segundo a fonte da Ascendi, concessionária da A25, a acumulação de trânsito regista-se, em ambos os sentidos, entre os quilómetros 56 e 70. "O trânsito já circula, mas muito lentamente, devido à neve", disse a mesma fonte.
No distrito de Viseu, a enve causou muitos constrangimentos, que afectaram particularmente o concelho de Vouzela.
As povoações de "Alcofra, Campia, Carvalhal, parte da freguesia de Ventosa, Cambra e de Fernão Monte estão isoladas e não existem condições de circulação rodoviária", os bombeiros estão a rebocar viaturas, e já se registaram vários acidentes rodoviários, adiantou o vice-presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira.
O autarca afirmou ainda que os serviços camarários e os bombeiros estão a "espalhar sal nos acessos principais" que, nalguns casos, acumularam já cerca de 20 centímetros de neve, e nas vias de passagem para algumas empresas.
"O tempo está péssimo, com as estradas viradas à Serra do Caramulo cortadas", o que levou a câmara a activar os "funcionários afectos às juntas de freguesia" para realizar uma "distribuição de comida às instituições de solidariedade social", precisou Rui Ladeira.
"Estão várias máquinas a limpar as estradas", e a câmara tem recebido "dezenas de pedidos de apoio de pessoas que estão paradas nas viaturas" ao longo das estradas do concelho.
"O limpa neves será disponibilizado pela concessionária Aenor", mas até ao momento o veículo ainda não chegou a Vouzela, acrescentou o autarca.