A quase totalidade de acidentes com origem em problemas elétricos, registados no primeiro semestre, deram origem a incêndios, provocaram 11 mortes e 47 feridos, metade deles graves, revelou, esta quarta-feira a Associação Certificadora de Instalações Elétricas (CERTIEL).
Corpo do artigo
Numa informação divulgada esta quarta-feira, a CERTIEL refere ter detetado 76 acidentes com origem elétrica, 95% dos quais deram origem a incêndio.
Segundo a associação, os acidentes provocaram 86 vítimas, entre mortes, feridos e 28 desalojados, após a destruição de 51 habitações, 17 na totalidade.
A região norte registou o maior número de casos (29), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo com 15 ocorrências, Centro com 14, Alentejo e o Vale do Sado com oito, Algarve com seis, Açores com três, e Madeira com um acidente elétrico.
O diretor geral da CERTIEL, Carlos Botelho, citado na informação, refere que estes números demonstram, "mais uma vez, que os acidentes elétricos têm um profundo impacto, seja em termos de perdas materiais seja em termos de vidas humanas".
O estudo da CERTIEL resulta da análise do registo dos acidentes de origem elétrica noticiados na imprensa online durante o primeiro semestre deste ano, uma iniciativa que pretende sensibilizar os portugueses para a importância da segurança elétrica e da realização de uma avaliação periódica da qualidade das instalações.