A Agência Espacial da Rússia anunciou, esta segunda-feira, que o regresso de três dos seis astronautas que estão na Estação Espacial Internacional foi adiado para 16 de Setembro. A queda de um cargueiro espacial, na semana passada, é o motivo que está na origem do adiamento.
Corpo do artigo
O cargueiro espacial, intitulado Progress M-12M, desapareceu no dia 24 de Agosto, depois de ter sido lançado do Cosmódromo Baiconur, no Cazaquistão. A bordo seguiam mantimentos e aparelhos para a Estação Espacial Internacional.
No regresso, o cargueiro deveria trazer metade da tripulação dessa estação, que conta com três astronautas russos, dois norte-americanos e um japonês.
"Queremos que a aterragem seja feita durante o dia, por isso não poderemos adiar para depois de 16 de Setembro. Embora na estação haja recursos para três meses, para seis pessoas", afirmou Alexei Krasnov, porta-voz da Agência Espacial da Rússia (Roscosmos).
Para além disso, o envio de uma nova tripulação para a Estação Espacial Internacional, que estava previsto para dia 16 de Setembro, vai ser adiado para finais de Outubro.
O porta-voz da Roscosmos informou ainda que a agência tenciona enviar duas naves não tripuladas para o espaço, antes da partida de um novo foguetão com astronautas.