O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê aguaceiros e períodos de chuva forte até ao final da semana, devido à passagem de uma superfície frontal.
Corpo do artigo
"Hoje estamos com a aproximação de uma superfície frontal fria, com atividade forte. A aproximação far-se-á ao final da tarde nas regiões do Minho e Douro litoral. É uma situação que atravessa o território de noroeste para sueste, ou seja, primeiro atinge as regiões do litoral norte, depois a região centro e depois a região sul", disse à agência Lusa a meteorologista Cristina Simões, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Cristina Simões explicou que, devido a esta situação, o IPMA decidiu colocar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto e Aveiro.
"Esta situação de chuva e vento forte vai verificar-se já no final da tarde de hoje [segunda-feira]e até à madrugada de terça-feira. (...) Vamos ter o território nacional sob aviso amarelo, sendo que os avisos são agravados para laranja durante a madrugada em cinco distritos entre as 00.00 horas e a 06.00 horas da manhã e depois volta a amarelo", adiantou.
De acordo com a meteorologista do IPMA, na terça-feira à tarde a situação será de desagravamento, prevendo-se aguaceiros fracos para o final da tarde no território nacional.
"Para o final do dia de quarta-feira, a situação meteorológica vai agravar-se novamente, com períodos de chuva ou aguaceiros fortes. O desagravamento vai surgir durante a madrugada e manhã de quinta-feira", disse.
Segundo Cristina Simões, durante toda a semana prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros que podem ser mais ou menos intensos.
"Quanto às temperaturas, não vão sofrer grandes alterações em relação ao que estão. As máximas vão rondas os 20 graus Celsius, sendo que em alguns locais do Alentejo podem ser um pouco mais elevadas", sublinhou.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Vila Real vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 21.00 horas desta segunda-feira e as 02.59 horas de terça-feira, passando depois a amarelo.
O IPMA colocou também estes distritos sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 80 km/hora no litoral e forte a muito forte com rajadas da ordem dos 100 km/hora nas terras altas.