O Alentejo mostrou força na eleição do top 10 dos vinhos portugueses promovida pela Essência do Vinho, certame que decorre no Porto. Os resultados foram divulgados na noite desta sexta-feira.
Corpo do artigo
Douro, Dão, Setúbal e Bairrada foram as restantes regiões premiadas, entre os 56 produtos a concurso.
Entre os jurados estrangeiros estavam o único "master of wine" de língua portuguesa, o brasileiro Dirceu Vianna Júnior, a "master of wine" britânica, Joanna Locke, o editor de vinhos da revista francesa "Gault Millau", Eric Riewer, e o crítico de vinhos espanhol José Peñín.
Também o crítico e jornalista da especialidade Rui Falcão fez parte do júri e salientou ao JN que a qualidade média dos vinhos apresentados para a eleição do top 10 tem vindo a aumentar.
A presente edição não foi diferente, com vinhos a concurso referentes, na maioria dos casos, aos anos de 2012 e 2013, que não foram propriamente muito justos para o setor. "Mas é nas colheitas mais difíceis que se veem os bons produtores", acrescentou, sublinhando como marca de "sucesso continuado" o facto de o evento ter "um número cada vez maior de vinhos presentes".
Na verdade, a 12.ª edição desta mostra dirigida ao consumidor registou um número recorde de marcas: mais de 350, o que resultou num total de produtos em prova livre acima dos três mil. Neste fim de semana, o público ainda pode passar no Palácio da Bolsa, a partir das 15 horas.
Além das provas livres, o visitante pode optar por assistir a provas comentadas e a sessões em que conceituados cozinheiros são desafiados a harmonizar criativas propostas gastronómicas com alguns vinhos. Sábado calha a vez a Ricardo Costa, enquanto domingo será convidado o chefe Vítor Matos.
A mostra é uma organização da Essência do Vinho (fundada em 2004), em parceria com a Associação Comercial do Porto. No ano passado, a empresa produziu 26 eventos em 12 cidades portuguesas e levou a produção nacional a 34 cidades de nove países. Edita mensalmente a revista "Wine - A Essência do Vinho".