Os bombeiros do Alto Minho registaram 24 situações provocadas pelo mau tempo, desde as 00.00 horas desta sexta-feira, na sequência da chuva e vento forte que atinge toda a região.
Corpo do artigo
Segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, contactada pela agência Lusa, registaram-se durante a madrugada 18 quedas de árvores, sobretudo em Ponte da Barca (seis) e Ponte de Lima (seis).
Em Amonde, nos arredores Viana do Castelo, registou-se um deslizamento de terras para a via, enquanto que no concelho de Caminha os bombeiros foram chamadas a apoiar dois automobilistas que ficaram imobilizados pela água.
Já depois das 08.00 horas, os bombeiros contabilizaram duas inundações em Ponte de Lima e um outro caso em Viana do Castelo.
Segundo os bombeiros, a situação está agora "mais calma" e, apesar de alguns receios iniciais, o caudal do rio Lima debitado pela barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, "tende a diminuir" nas próximas horas.
O Instituto de Meteorologia colocou os distritos de Viana do Castelo e de Braga sob aviso vermelho e os restantes sete distritos do norte em alerta laranja devido ao mau tempo, com chuva e vento fortes.