Trinta e três pessoas infetadas com a bactéria "legionella" deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira, segundo as últimas declarações do diretor do Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, António Tavares. Um dos doentes está em estado grave.
Corpo do artigo
Uma hora antes, o Hospital de Vila Franca de Xira tinha confirmado à Lusa que deram entrada naquela unidade hospitalar 27 pessoas infetadas com a bactéria "legionella". Nessa altura, e de acordo com o balanço do diretor clínico do hospital, carlos Rabaçal, havia sete pessoas internadas nos cuidados intermédios e intensivos.
Os internados têm entre os 30 e 80 anos e são de locais diferentes do concelho de Vila Franca de Xira. Até ao momento, ainda não foi estabelecido um elemento de ligação entre os infetados.
Segundo a mesma fonte, as pessoas foram infetadas através do ar, e não através da ingestão de água, acrescentando que a infeção por "legionella" não é contagiosa.
Os doentes chegaram às urgências com "queixas do foro respiratório", mas ainda não foi possível apurar as causas dos sintomas comuns.
A bactéria "legionella" é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.