
Bruno Simões Castanheira/Arquivo
O Instituto de Meteorologia colocou esta quinta-feira dez distritos de Portugal sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, e oito a amarelo devido à persistência de baixas temperaturas que se vão acentuar nos próximos dias.
Os distritos de Bragança, Évora, Vila Real, Leiria, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso laranja até às 8.59 horas de sábado.
Por sua vez, Porto, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa e Viseu encontram-se sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro.
O aviso laranja significa uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto que o amarelo refere-se ao "risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".
Para esta quinta-feira, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do centro e sul até ao início da manhã e vento fraco a moderado.
Está também prevista a formação de geada nas regiões do Norte e Centro, que poderá ser de geada negra em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e pequena descida da temperatura máxima.
Na sexta-feira, prevê-se uma acentuada descida da temperatura no Continente, com a máxima a oscilar nesse dia entre os dois graus Celsius (Guarda) e os 11ºC (Faro) e a mínima entre os -7ºC (Bragança) e os 2ºC (Faro).
O IM adianta que a acção de um anticiclone localizado na Europa central que transporta na sua circulação uma massa de ar muito frio e seco, com trajecto continental, vai afectar o estado do tempo no continente já a partir desta quinta-feira no interior norte, estendendo-se na sexta-feira a todo o país.
No sábado, o IM prevê uma temperatura mínima de -8ºC em Bragança, -1º no Porto, -7ºC nas Penhas Douradas, 2ºC em Lisboa, -2ºC em Beja e 3ºC em Faro.
