Bombeiros voluntários saem à rua contra fim da isenção total de taxas moderadoras
Os bombeiros voluntários protestam, na próxima segunda-feira, em frente ao Ministério da Administração Interna, que os tutela, contra o fim da isenção total do pagamento das taxas moderadoras no Serviço Nacional da Saúde.
Corpo do artigo
Com a nova legislação, que entrou em vigor no domingo, os bombeiros ficam isentos do pagamento de taxas moderadoras apenas "nas prestações de cuidados de saúde primários", ou seja, nas consultas nos centros de saúde e, "quando necessários em razão do exercício da sua actividade, em cuidados de saúde hospitalares".
Anteriormente, os bombeiros estavam isentos do pagamento das taxas moderadoras em todos os actos médicos, incluindo consultas e exames.
Justificando a concentração, da próxima segunda-feira, Rui Moreira da Silva, presidente da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários, que convoca o protesto, disse que se trata de "um sinal inequívoco" de que a classe não está a ser reconhecida pelo trabalho que presta.
"A actividade de bombeiro comporta riscos, mas não temos garantia de saúde por parte do Governo", afirmou, dando o exemplo de que, com a nova legislação, os bombeiros passam a ter que pagar exames médicos.
Fundada em 2005, a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários agrega sete mil sócios.