Os nove carros funerários que transportam as vítimas mortais do acidente rodoviário em Marrocos embarcaram às 20.45 horas (hora de Lisboa), no porto de Ceuta.
Corpo do artigo
A viagem no ferry até Algeciras durará cerca de uma hora, estando a chegada a Lisboa esperada para as 6 horas de amanhã, sexta-feira.
No porto de Ceuta, o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, o embaixador português em Marrocos, João Rosa Lã, e elementos das autoridades espanholas e marroquinas prestaram homenagem às nove vítimas mortais do acidente com um autocarro que transportava passageiros do paquete "Funchal".
Bandeiras de Portugal, Espanha, União Europeia e Ceita estavam hasteadas no cais de embarque.
António Braga destacou a "cooperação extraordinária de todas as autoridades" e sublinhou que "o Governo português cumpriu o seu dever nas relações bilaterais com Marrocos e Espanha", nomeadamente garantindo uma "cooperação estreita entre serviços de saúde".
Os corpos saíram ao fim da tarde da morgue do hospital Hassan II em nove ambulâncias, escoltadas por motos da polícia, em direcção ao porto de Ceuta.
O acidente com o autocarro de passageiros do paquete "Funchal", ocorrido entre Ceuta e Tetuan, provocou nove mortos, 19 feridos graves e 17 ligeiros, de acordo com as informações disponibilizadas pelo Governo.
Em Ceuta, permanecem cinco feridos, e em Marrocos outros oito, sendo acompanhados pelas autoridades sanitárias e devendo ser transferidos para Portugal "quando houver condições de transporte", adiantou o secretário de Estado.
Esta foi a primeira vez que uma delegação marroquina entrou em Ceuta.
As vítimas:
DOMINGOS CUSTÓDIO NEVES QUARESMA
1942
Torres Vedras
LAURA DA LUZ INÁCIO RODRIGUES DAS NEVES
1947
Torres Vedras
LAURA COELHO CARDOSO BARROS SACRAMENTO
1934
Sesimbra
MARIA DA CONCEIÇÃO DA COSTA OLIVEIRA
1938
Porto
MARIA VIRGÍNIA GOMES PEREIRA
1939
Arganil
BENIGNA DA CONCEIÇÃO RAMOS BRITO
7 DE Setembro de 1939
Oliveira do Hospital
MARIA ODETE VIEIRA ONOFRE PINTO
1940
Loures
MARIA PEREIRA RACHÃO FIGUEIREDO
1943
Lisboa