Centenas de peregrinos portugueses estão concentrados, em ambiente de festa e entoando cânticos religiosos, na Madrid Arena, em Espanha, local de um encontro inédito com 17 bispos portugueses.
Corpo do artigo
Apesar da chuva, os jovens vão passando o seu tempo a dançar, a cantar e a dedicar palavras de apoio ao Papa Bento XVI, em alguns casos ao som do batuque.
Quase todos usam uma camisola verde, uma das duas incluídas no kit fornecido pelos organizadores da viagem dos peregrinos portugueses às Jornadas Mundiais da Juventude.
A camisola tem o logótipo das Jornadas e do Departamento Nacional Pastoral Juvenil na parte da frente e nas costas, ao jeito de uma camisola de futebol, podem ler-se as palavras Portugal Bento e o número 16.
O objectivo dos organizadores é que usando a mesma camisola -- há outra vermelha também no kit -, os peregrinos portugueses possam ser facilmente identificados, entre as centenas de milhares de peregrinos que vieram de todo o mundo para as Jornadas Mundiais da Juventude.
Os organizadores estimam que a lotação de 10 mil lugares da Madrid Arena esteja esgotada para este encontro com 17 bispos portugueses.
Durante o encontro, que começa com a actuação do grupo musical Banda Jota, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o Cardeal-Patriarca de Lisboa, José Policarpo, dará uma catequese e presidirá à eucaristia.
Além das entidades religiosas vão marcar presença no encontro o embaixador de Portugal em Madrid, Álvaro Mendonça e Moura, o responsável consular João Castel-Branco da Silveira e o director da secção de jovens da Santa Sé, Eric Jacquinet.
O encontro, que termina com um almoço, estará ainda a decorrer às 12:00, altura em que aterra em Madrid o Papa Bento XVI.